iTunes 11 – Mais vale tarde do que nunca?

iTunes 11 – Mais vale tarde do que nunca?

Quando a comunidade online teceu já duras críticas à Apple pelo atraso no lançamento da nova versão do iTunes, eis que a empresa com sede em Cupertino disponibiliza (finalmente) hoje ao público a mais recente actualização ao seu software de media, o iTunes 11.

Mas será suficientemente bom para fazer esquecer as promessas de lançamento quebradas (originalmente a Apple anunciou a actualização do software para o passado mês de Outubro) e afastar as bruxas? Afinal, o dia delas já passou há muito..


Já há algum tempo que os utilizadores do software para leitura de media e sincronização com iDevices da Apple, apelavam à marca por um refresh no layout do mesmo, acompanhado por funcionalidades novas que voltassem a aliciar a experiência de utilização que se havia tornado monótona pela falta de inovação demonstrada nos lançamentos de versões anteriores.

A Apple, agora com Tim Cook aos comandos do leme, responde desta forma com o lançamento de uma nova versão do iTunes, dotada agora da tão esperada integração com iCloud e um interface renovado, muito a condizer com o último sistema operativo lançado pela marca, o OS X Mountain Lion.

Novas Vistas de Biblioteca

  • iTunes 11 - Novas Vistas de Biblioteca
  • iTunes 11 - Novas Vistas de Biblioteca
  • iTunes 11 - Novo layout do mini-player
  • iTunes 11 - Fila e Playlists
  • iTunes 11 - Integração Genius e Sugestões

A nova versão do iTunes traz novidades em vários campos, mas aquele que realmente salta à vista é o novo interface, que ocupa agora a totalidade da largura da janela (removendo a barra lateral esquerda), e o novo Mini-Player, com um layout verdadeiramente apelativo mas que mantém organizadas as principais operações da aplicação, sem se tornar confuso.

Na janela principal torna-se agora mais fácil e visualmente atractivo, criar e gerir playlists bem como tirar proveito da nova funcionalidade de “fila” para que se possa também intercalar na playlist a tocar outras músicas que desta não façam parte.

Outro aspecto reformulado neste novo iTunes é a funcionalidade Genius; esta permitia com base na biblioteca de música e apps, que a Apple sugerisse outros conteúdos que poderiam ir de encontro aos gostos do utilizador.
Com a nova versão, esta funcionalidade aparece finalmente verdadeiramente integrada no software com as novas “Escolhas na loja”, em que o iTunes nos sugere para cada álbum (por exemplo) outras opções do mesmo género disponíveis na loja.

Loja Remodelada

iTunes 11 - Nova Loja
A iTunes Store também foi remodelada de acordo com o que foi anunciado aquando o lançamento do novo sistema operativo móvel para iDevices, o iOS 6 (leia mais aqui).
Tem agora um layout mais apelativo e fácil de usar, contando no entanto com as mesmas funcionalidades a que o público em geral já se havia acostumado.

Integração com iCloud


A integração com o serviço nuvem da Apple é visível principalmente se se fizerem compras de álbuns na iTunes Store; o novo sistema permite agora (como já sucedia com as apps descarregadas na AppStore), descarregar automaticamente as compras feitas em qualquer dispositivo, para qualquer dispositivo, sem necessidade de sincronização.
Aliada ao iCloud e integrada no iTunes surge também a opção de consultar o histórico de todos os filmes, séries, músicas e podcasts, seja em que dispositivo for.

Segundo a marca, esta nova versão do iTunes é uma remodelação significativa e muito necessária a um dos softwares principais da Apple. A prova final estará claro nas mãos dos milhões de utilizadores diários que dependem desta aplicação para sincronizar os seus iPhones, iPads, iPods, ou simplesmente para visualizar e organizar música, vídeos e podcasts.

Como sucede com qualquer “major software release”, surgirão provavelmente nos próximos dias correcções a falhas ou bugs que tenham escapado ao deadline fatídico; resta saber se estará a comunidade online disposta a perdoar a maçã, sendo que, afinal, cumpriu o prazo de lançamento (à segunda tentativa)…

Mais informações e Download do iTunes 11