Huf Haus – green achitecture

Huf Haus – green achitecture

A Huf Haus é uma empresa de origem alemã existente desde 1912; a sua especialidade? Fabrico e construção de casas ecológicas em madeira.

Antes de começarmos a citar preconceitos relativamente à qualidade das casas pré-fabricadas (principalmente as que utilizam sobretudo madeira), convém fazer-se uma reflexão sobre o estado da indústria nos nossos dias.

O conceito de casa pré-fabricada, (ou seja, a que é composta por partes pré-concebidas em outro local, passíveis de serem transportadas até ao local de construção, onde ocorre apenas a montagem e finalização), começou a ter impacto comercial por volta de 1912 maioritariamente no mercado norte americano. As constantes fustigações climáticas criam a necessidade de oportunidades de reconstrução rápida e de baixo custo, e dessa forma, madeira é o material de escolha por excelência.

Por volta de 1945-48, e derivante do pós-guerra, esta indústria encontra um boom de crescimento no velho continente, tendo continuado a crescer até ao presente mas de forma mais vagarosa.

A Huf Haus, tem continuado a evoluir este conceito e, com claras influências da Bauhaus, conseguiu progredir na forma de nos apresentar as suas casas.
Ao contrário dos habitáculos pré-fabricados escuros que nos habituamos (mal) a ver, as construções da Huf Haus são amplas, modernas, muitas vezes com pés-direitos duplos, grandes aberturas de vidro, espaços de arrumação adequados e previamente projectados, culminando num esquema de luz e cores bem conseguido, gerando um espaço que dá vontade conhecer.

Os tradicionais modelos possuem telhados em v, mas também é possível optar por telhados planos com linhas mais contemporâneas.

A empresa ainda não está presente em Portugal mas vale certamente a pena uma visita ao website deles para conhecer melhor estes projectos.

Visitar Website Huf Haus

5 Comments

  1. Miguel Gavino
    August 24, 2012

    Bom dia,

    Gostaria de saber se é possivel fazer uma construção em Portugal e como funciona em relação a “modelos” e preços.
    Se possível a seu tempo de duração, etc…
    Estaria bastante interessando no máximo de informação possível.

    Sem mais de momento

    Miguel Gavino
    Póvoa de Varzim, Portugal

  2. J.Castro
    August 24, 2012

    Caro Miguel Gavino,

    Infelizmente, não possuo mais informações para responder às questões que coloca.
    Creio que a melhor opção será contactar a empresa directamente e tentar fazer com que lhe enviem documentação relativamente à possibilidade de se “estrearem” em território Português.

    Lamento não o poder ajudar nesta matéria e espero que consiga ver as suas dúvidas respondidas.

  3. Patricia Maia
    July 14, 2013

    Estas casas são realmente extraordinárias. Devido ao meu interesse exactamente no mesmo tipo de construção “post and Beam” eu contactei esta empresa há uns 2 anos trás. O que infelizmente me foi dito é que apesar de já estarem em vários países, Portugal não está nos planos. Aliás nem Portugal nem Espanha.
    Uma outra empresa alemã com um tipo de construção e conceito bastante semelhante é a Davinci haus que essa sim está interessada, mas tudo tem que ser tratado na Alemanha, apesar de numa fase inicial eles até enviarem toda a documentação para casa (em Alemão).
    Espero que de certa maneira tenha ajudado a esclarecer.

  4. Patricia Maia
    July 14, 2013

    Já agora, e porque, cada vez mais este tipo de construçao (em madeira e materiais ecológicos) está a desenvolver-se no nosso país, se alguem souber de alguma empresa cá que o faça. eu agradeço que informe:)

  5. J.Castro
    August 2, 2013

    Olá Patrícia!
    Obrigado pela sua contribuíção para este artigo. Esta será certamente útil, uma vez que se trata de um mercado pouco explorado em Portugal e a informação em torno do mesmo não abunda.